A Equipe de Direitos Humanos da FGV Direito Rio alcançou as semifinais da 30ª edição da Inter-American Human Rights Moot Court Competition (IAMoot) 2025, realizada em Washington D.C., nos Estados Unidos, entre os dias 19 a 23 de maio.
Promovida pela American University Washington College of Law, como parte do programa de Direitos Humanos e Direito Humanitário, a competição celebrou o seu 30° aniversário, com o tema “Tráfico Humano e Direitos Humanos”. A competição, que acontece anualmente, tem o objetivo de simular e treinar estudantes de Direito no uso do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos (SIDH) como um fórum legítimo para reparação de violações de direitos humanos.
Para além da posição de destaque como semifinalistas, a equipe da FGV Direito Rio recebeu três premiações e menções honrosas nas categorias de “Melhor Memorial das Vítimas em Português”, “Melhor Memorial do Estado em Português” e “Melhor Memorial Geral”.
Integraram a equipe os oradores Leonardo Neuenschwander Chammas do Nascimento e Pérola Kim Dias Rodrigues de Carvalho, os coaches Leandro Léo Rebelo e Amanda Simões de Lima Paiva, e os observadores Eduardo Vignoli Louback, Bruna Fernandes Simões e Eduarda Cosaquiviti Cardoso.
A FGV Direito Rio reafirma seu compromisso institucional de fomentar a participação de seus estudantes em competições internacionais de destaque, bem como de promover a internacionalização do currículo de seu corpo discente.